Junta de Freguesia de Luz Junta de Freguesia de Luz

Desenvolvimento Económico

No que se refere à vida económica local, grande parte da população da localidade trabalha na agricultura, na pecuária e no pequeno comércio. O sector primário ocupa, assim, um lugar de destaque em que a atividade agrícola é de produção, nomeadamente de olivais, searas de trigo, entre outras. Aliada à agricultura está a criação de gado, maioritariamente bovino, caprino e ovino. No que diz respeito a sector secundário, o seu desenvolvimento é penalizado pela ausência de investimentos. Por fim, o sector terciário é caracterizado por algumas mercearias e cafés, uma queijaria e uma padaria.

No âmbito da Acão social, a população luzense pode usufruir das instalações da Associação de Proteção Social, sendo de sua responsabilidade o funcionamento do Centro de Dia.

Centro de Dia e Unidade de Saúde

O Estes equipamentos foram construídos no mesmo edifício, apesar de com instalações independentes e situam-se na Travessa da Calçadinha. A Unidade de Saúde funciona várias vezes por semana. Está equipada com uma receção, sala de espera, instalações sanitárias, dois gabinetes médicos e uma sala de enfermagem. As instalações do Centro de Dia têm dois pisos: o rés do chão, equipado com duas salas de arrecadação, duas instalações sanitárias, duas lavandarias e a garagem; e o primeiro andar com a receção, duas salas de estar, quatro instalações sanitárias, a cozinha, uma despensa, uma sala de máquinas, o refeitório, um vestiário, um consultório medico e o gabinete do presidente. Pertencente a este edifício está em construção, em fase de acabamentos, os quartos para futuro funcionamento deste centro como Lar de 3.ª Idade.

Escola do 1º Ciclo, Jardim de Infância, Biblioteca e Jardim Público

No recinto escolar encontram-se as instalações da escola do 1º ciclo e do jardim de infância, assim como a cantina escolar e no piso superior a esta encontra-se a biblioteca pública. Junto a este espaço localiza-se o jardim público com alguns espaços verdes e infantis.