Junta de Freguesia de Luz Junta de Freguesia de Luz

História

Antiga Aldeia da Luz

Luz, freguesia pertencente ao concelho de Mourão, ocupava uma área de 5090 hectares na região do Alentejo. Situa-se na margem esquerda do Guadiana e dista da vila e concelho de Mourão cerca de 7 km. Esta aldeia encontra-se nas herdades dos Pássaros e Julioa, tendo como zonas limítrofes o rio Guadiana, situando-se do lado esquerdo o concelho de Reguengos de Monsaraz, e da margem direita o distrito de Beja e a freguesia da Luz.

O surgimento da freguesia da Luz remonta ao período Paleolítico e Neolítico, como provam alguns vestígios arqueológicos, localizados na zona do Castelo Romano da Lousa.

A aldeia da Luz foi um curato de apresentação do Bispo de Évora, que esteve anexada ao concelho de Reguengos de Monsaraz. O concelho da freguesia, Mourão, foi suprimido desde 12 de Julho de 1895 até 13 de Janeiro de 1898, e foi nesta altura que Luz pertenceu a Reguengos de Monsaraz.

Relativamente ao seu topónimo, existe uma explicação para tal. Esta não é baseada na história da humanidade, com factos concretos, mas sim no foro religioso. Consta que Nossa Senhora apareceu a Santo Adriano, quando este guardava o seu rebanho no pasto. Surgida em cima de uma azinheira, rodeada de anjos e de resplendor, confidenciou-lhe ser a Senhora da Luz, padroeira da freguesia. Com entusiasmo e devoção, relatou o sucedido e logo se espalhou a vontade da Santa e a edificação da igreja. O Altar-Mor situava-se, precisamente, no lugar onde a Senhora da Luz apareceu.

Esta aldeia teria tido origem numa ligação ao castelo da Lousa ou à Igreja da Sra. da Luz (mesmo que esta tenha sido anteriormente local de outros cultos).

Sabe-se que, ainda no início deste século existiram casas de romeiros, já em ruínas, que foram demolidas e limpo o terreno. Porém, estas casas situavam-se junto à igreja e não ao povoado. A Aldeia da Luz, no entanto, localizava-se no caminho de algumas possíveis passagens ( de antigas estradas romanas) que atravessavam o Guadiana, quer pelo sistema de barcos colocados lado a lado, quer por pequenos portos fluviais, quer mesmo por pontes. Teria ainda o castelo da Lousa um pequeno apoio de retaguarda, já que o classificam como uma vila romana defensiva do Guadiana..

Nova Aldeia da Luz

Devido a ter ficado submersa pelas águas da Barragem do Alqueva, teve que ser reconstruída uma nova aldeia da Luz, sendo esta localizada a cerca de 2 km da antiga, nas Herdades da Julioa e Pássaros de Cima. Ocupando agora uma área de cerca 2.040 hectares. A mudança da população Luzense, da antiga para a nova aldeia, iniciou-se a 26 de Junho de 2002, terminando a 1 de Abril de 2003.

A nova Aldeia da Luz foi inaugurada pelo então Primeiro Ministro Dr. Durão Barroso a 19 de Novembro de 2002.


© 2024 Junta de Freguesia de Luz. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia